terça-feira, 23 de outubro de 2007

26 de Outubro, Dia Nacional de Luta pelo Passe Livre


Sexta-Feira, 26 de outubro, será um dia especial. E é o terceiro ano em que, neste dia, pessoas de várias cidades brasileiras vão para as ruas para tentar mudar radicalmente a nossa cidade. São pessoas que diariamente esperam por ônibus lotados, que têm dificuldade para pagar os R$ 2,30 das tarifas, que vêem as linhas de ônibus que utilizam serem cortadas sem sequer serem consultadas. São pessoas que moram longe e que não podem pagar o ônibus até a escola. Que não podem pagar o ônibus até o hospital. Que não têm acesso ao centro da cidade, aos espaços culturais, aos parques. Algumas dessas pessoas até têm dinheiro para pagar o ônibus, mas não aceitam que um serviço chamado de “público” seja tarifado e desta forma exclua tanta gente.

Para reverter esse quadro, o Movimento Passe Livre (MPL) convida todas/os a participarem da manifestação do dia 26 de Outubro, em frente ao Liceu à partir das 11 horas da manhã. Nesse dia estaremos nas ruas para defender um transporte verdadeiramente público e de qualidade para toda a população. O que nós chamamos de passe livre é a liberdade de toda pessoa andar de ônibus sem ter que pagar tarifa, para onde quiser a hora que quiser.

Você já pensou em entrar num ônibus sem ter que pagar a tarifa, sem ter que passar pela catraca, ou mesmo sem ter que passar debaixo da catraca? Já pensou em um ônibus sem catraca? Tente imaginar!

O que a gente defende é uma mudança radical na forma como as pessoas entendem o transporte coletivo. Assim, nossa proposta é que a prefeitura faça uma reforma na cobrança de impostos, cobrando impostos mais altos dos proprietários de bancos, shopping centers e mansões. Parte deste dinheiro seria encaminhada para um fundo de transportes - para custear o transporte coletivo.

Se você, como nós, entende que o acesso à Educação, à Saúde, ao Trabalho, à Renda, à Cultura e a todos os direitos sociais da população passa também pelo acesso ao Transporte Público de Qualidade – venha para a manifestação!

Nenhum comentário: