sábado, 19 de janeiro de 2008

PT e Movimento de Mulheres choram a perda irreparável da valente e doce Ieda Batista



O falecimento da professora e assistente social Ieda Cutrim Batista, Fundadora do Partido dos Trabalhadores e do Movimento de Mulheres da Ilha, é lamentado pela deputada estadual Helena Barros Heluy (PT), a quem Ieda assessorava, por integrantes de seu partido e de outros que militam na esquerda, a exemplo da direção municipal e estadual do PC do B e do deputado federal Flávio Dino que publicou nota de pesar. Ieda Batista cansou após uma rápida batalha contra um câncer devastador e deixou em todos com quem conviveu lembranças e lições de uma mulher ética, mas aguerrida, gentil, mas consciente de seu importante lugar no mundo, sempre brigando pelo direito da mulher ao respeito como ser humano. A professora aposentada da Universidade Federal do Marnahão faleceu na madrugada desta quinta-feira (17), no Rio de Janeiro.

"É difícil entender o mundo sem Ieda”, comentou a deputada estadual Helena Barros Heluy.

Entre outras inúmeras atividades que desempenhou com maestria, ela integrou o primeiro movimento organizado de mulheres em São Luís, foi candidata à Assembléia Constituinte pelo PT, em 1986, e se destacava como conferencista também pela capacidade de discernimento nos debates. Intransigente na defesa da mulher em qualquer circunstância, Ieda Batista se manifestava contra a violência, o machismo, a discriminação e o preconceito com uma firmeza que escapava à simples teoria.

"Ieda Batista viveu para compartilhar o saber que acumulou, ao longo de sua vida. Integrante da Assessoria de Helena, sua competência e formação política pautadas nos princípios de justiça, liberdade e respeito aos direitos humanos nortearam sua trajetória, como militante e como mestra. Assim, tinha a constante preocupação de formar grupos de estudo com toda a equipe do mandato. Assim foi, também, no Partido dos Trabalhadores, como fundadora e militante, dando exemplos de companheirismo e de respeito à luta política partidária. A prudência permeou sua caminhada. Sua dedicação em defesa dos direitos da mulher é um marco de autêntico compromisso com a liberdade e o combate à violência, contribuindo com publicações e como conferencista em muitos projetos de âmbito nacional", disse em um longo depoimento sua companheira de partido, assessoria e militância política na Comissão de Justiça e Paz, Cecília Amin Castro.

O secretário de Estado da Cultura, Joãozinho Ribeiro, também destacou o trabalho e a luta de Ieda no sentido de evidenciar a diversidade cultural dos maranhenses e construir a cidadania das pessoas, além de sua participação, praticamente a vida inteira, na construção do Partido dos Trabalhadores. Segundo ele, há pessoas que combinam diversos elementos de generosidade de caráter e Ieda Batista era uma dessas pessoas.

“Sendo uma pessoa do meio universitário, fincou sua capacidade de luta e de trabalho muito mais nos movimentos sociais e deve permanecer no coração dos seus amigos. Espero que a chama de esperança que ela representou permaneça acesa, pois somos companheiros de vida e arte”, afirmou.

O secretário lembrou, ainda, que, nos últimos 10 anos, Ieda Batista foi um exemplo de luta contra doenças, mas nem assim se afastou dos movimentos sociais.

Do Partido Comunista do Brasil (Comitês de São Luís e do Maranhão) e do deputado federal Flávio Dino veiram também manifestações de pesar ao falecimento da professora e militante política Ieda Batista, unindo-se aos familiares e amigos neste momento de dor e saudade.

"Ieda Batista construiu uma trajetória de lutas marcada pela coerência de princípios e por uma intensa prática militante em vários espaços, como o movimento docente na Universidade Federal do Maranhão, no movimento de mulheres, nos movimentos de direitos humanos e na atividade partidária como fundadora e destacada militante do Partido dos Trabalhadores", diz a nota de pesar do PC do B.

Como o secretário e o deputado federal Flávio Dino, amigos e companheiros de Ieda encaminharam à família, ao Partido dos Trabalhadores e ao gabinete da deputada Helena mensagens de pesar, solidariedade e condolências ante a perda irreparável.

A professora Ieda Batista está sendo velado na Central de Velórios Pax União, localizada na Rua Grande, nas proximidades da Igreja Presbiteriana. O enterro ocorrerá às oito horas da manhã deste sábado (19), no Parque da Saudade, no bairro Vinhais.



A superintendente do Ibama, Marluze Pastor, escreveu o belíssimo texto que segue abaixo.



NASCE UMA ESTRELA



"As mulheres do Maranhão perdem um ser político, feminista, corajosa, ética.

E os céus ganham uma ESTRELA...

Conheci Ieda nos idos dos anos 80, eu era dirigente da Sociedade de Diretos Humanos e ela do Grupo de Mulheres, no Grupo de Mulheres da Ilha e em outros espaços do movimento social convivemos por muito tempo, dessa convivência eu aprendi muito mais.

De vez em quando ela surpreendia com a disposição de construir novas trilhas, e assim foi a candidatura a deputada federal, a pesquisa sobre a invisibilidade da mulher na luta pela reforma agrária.

Das mulheres das florestas vem a certeza da eternidade do espírito...

e que para ela foi reservada um lugar aconchegante" (Marluze Pastor)

Nenhum comentário: