quinta-feira, 20 de março de 2008

Entrevista com o Pré-Candidato à prefeitura de São Luís pelo PT, Bira do Pindaré


BIRA - PREFEITO DE SÃO LUÍS
Por Franklin Douglas
Editor do Blog do Treze

Bira do Pindaré tem 38 anos. Iniciou sua militância no PT no movimento estudantil, em 1988. Com formação em Direito e mestre em Políticas Públicas, Bira já foi candidato a vereador e a senador pelo PT. No partido, já foi vice-presidente do DM de São Luís e é atualmente vice-presidente do Diretório Estadual. Bem-humorado, espera que esse negócio de vice fique só no partido... Abaixo, a entrevista com o único (até agora!) pré-candidato a prefeito pelo PT na capital maranhense.

Blog do Treze - por que ser candidato a prefeito de São Luís?
Bira do Pindaré - Sinto-me na obrigação de me colocar à disposição do Partido para esse desafio. Fui candidato a senador nas últimas eleições, obtive um resultado excelente, com mais meio milhão de votos no Maranhão, tendo sido inclusive o mais votado na capital. Foram mais de 170 mil pessoas que no dia da eleição deixaram suas casas e decidiram, espontaneamente, votar em mim.
Seria muito comodismo da minha parte, nesse momento, ignorar o partido no qual milito há 20 anos, virar as costas para esse povo que me escolheu e resolver me apresentar como candidato a vereador, por exemplo. Sei que seria uma eleição praticamente certa, mas ajudaria muito pouco a construir um projeto maior de mudanças para São Luís e para o Maranhão. Ademais, embora seja filho do interior, com muito orgulho, mas esta é a cidade que me acolheu, do mesmo modo que acolheu milhares de outros maranhenses que deixaram seus municípios por falta de oportunidade. Foi aqui que eu descobri a dor e a delícia de se viver no Maranhão. Foi aqui que constitui família. Foi aqui que me casei e tive duas filhas. Foi aqui que aprendi a sonhar e lutar. Aqui é o meu lugar.

Blog do Treze - que propostas você apresenta para a cidade?
Bira do Pindaré - São Luís precisa ser renovada. A começar pelas práticas de gestão. Defendo radicalmente três princípios básicos que nortearam aquilo que conhecemos como modo petista de governar, à luz das primeiras experiência do PT no executivo, quais sejam: transparência administrativa, participação popular e inversão de prioridades.
Defendo a constituição de um projeto alusivo aos 400 anos de história pós colonial, seria o projeto “Nova São Luís, outros 400”. Penso que podemos implementar um amplo processo de mobilização da sociedade civil organizada, incluindo sindicatos, igrejas, associações, empresários, para discutir e definir metas estratégicas.
Não dá mais pra se viver num faz de conta. É preciso e é possível darmos um salto de qualidade. Basta ver as conquistas obtidas em cidades do porte de São Luís para percebermos que há muito por fazer por aqui, seja na saúde, educação, limpeza urbana, paisagismo, transporte, comunicação, meio ambiente, geração de trabalho e renda etc.

Blog do Treze - que política de aliança buscará construir para a candidatura?
Bira do Pindaré - Nossa prioridade deve ser o chamado campo democrático e popular. Não obstante, devemos está abertos a todas as conversas que não comprometam a nossa coerência e a nossa autonomia política.

Blog do Treze - qual perfil você imagina para seu vice?
Bira do Pindaré - Acho que a candidatura de vice deve servir para ampliar a base de apoio da chapa majoritária. Portanto, espero que essa indicação sirva para atrair outras agremiações partidárias que venham fortalecer o projeto. Quanto a perfil, imagino uma pessoa de postura ética e comprometida com as lutas do povo.

Blog do Treze - conseguirás unificar o dividido PT de São Luís? Qual sua estratégia para isso?
Bira do Pindaré - Acredito que sim. Nunca tive dificuldade de dialogar e construir projetos coletivos. Sei que as relações no PT maranhense são bastante complexas, mas sou otimista. Primeiro que o PED já encerrou, agora temos que armar o partido para ganhar as eleições. Segundo, espero não ser obstáculo para o projeto de nenhuma liderança importante do PT. Terceiro, creio que não é interessante ser candidato de uma única tendência ou campo político e sim de um conjunto de forças, de dentro e de fora do PT, capaz de viabilizar um projeto de mudança pra São Luís.
Estou inteiramente aberto aos entendimentos e vou procurar todos os setores do partido.

Nenhum comentário: