sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Kafka, Lula, Sarney e o PT


abaixo a carta de desfiliação do militante Marco Franco de Imperatriz no Maranhão

Segue abaixo a carta que fiz hoje ao presidente do Diretório Municipal do PT de Imperatriz Isnande Barros e ao ex-prefeito Jomar Fernandes, anunciando minha saída do partido. Aos apressados, aproveito para informar que a decisão de sair do PT foi bastante amadurecida e não implica, em hipótese nenhuma, que eu irei para outro partido. Muito pelo contrário.

“Fim de um sonho

Quero antecipar por este email o que pretendo conversar com vocês pessoalmente. Não me sinto mais à vontade de continuar filiado ao PT. Depois de lutarmos anos e anos pela ética na política, pela reforma agrária, pelo desenvolvimento sustentável etc etc, quando chegamos ao poder tivemos que vender nossos sonhos ao diabo. Nós não, eles venderam por nós. E estivemos sempre resistindo, brigando, lutando, sonhando. Mas, agora veio a gota que fez transbordar o copo.
Não há qualquer justificativa de governabilidade ou qualquer defesa de candidatura em 2010 que valha a vergonhosa atuação de nosso partido no Senado. Hoje sinto-me envergonhado de fazer parte do PT. Não do nosso PT das bases, das ruas. Mas desse PT que surgiu depois da chegada à presidência. O PT deles.
E é isso mesmo. O PT hoje é deles. É dos Sarney, dos Collor, dos Renan, dos Jader, do PMDB. Viramos um partido igual aos outros. E isso já faz tempo. Mas agora não dá mais.
Mas, lhes informo que continuo fiel aos companheiros com os quais marchei junto até hoje. Continuo com os mesmos ideais; continuo acreditando nas mesmas coisas. Só que preciso de ar para respirar. Ar puro.
Deixarei de lado a militância partidária, o que já vinha fazendo há tempos. Sigo firme em defesa de uma sociedade justa e igualitária. Mas agora com outras ferramentas. Vou cada vez mais fazer de minha profissão um instrumento em defesa desse sonho.
Continuo à disposição para debater com os compamheiros os problemas da sociedade e buscar soluções políticas para eles. Só que com a alma mais leve.

Forte abraço e vamos em frente.

Imperatriz (MA), 20 de agosto de 2009.”

Nenhum comentário: