segunda-feira, 26 de abril de 2010

E AGORA JOSÉ? Mais um golpe sujo aos oitenta?


O nobre e “incomum” senador amapo-maranhense no “pipocar” dos seus textos e em seus patéticos discursos se auto denomina estadista, escritor, democrata, homem de bem, quase santo até nome tem, com uma intocável biografia. Verdade? Mentira. Seu Pasquim da Corte edição 24/04/2010,que o diga.
O senador e descendente de nobres portugueses (descobriu-o o doutor M. Coutinho) é na realidade um atrasado coronel que com ajuda dos generais presidentes, mantêm o estado do Maranhão com todas as características do império/colônia onde capitães do mato, jagunços e vassalos lhe servem, e à sua família na Casa Grande dominando a senzala (o resto do estado). É real e incontestável o desenvolvimento do patrimônio da sua família (milhões de dólares), que é uma das mais ricas do Brasil.
A revista Fórum afirma: “o único critério de verdade é a prática”. Ao se fazer de vítima e atacar a imprensa, revela-se quem verdadeiramente é: reacionário, de extrema direita, exímio mentiroso, rei do tapetão, chantagista e escritor de meia-pataca. Pois “sua fé na sabedoria dos imbecis, na virtude dos desonestos, no sublime idealismo dos sórdidos” (Mencken) é a sua verdadeira face e marca registrada.
Após golpear a democracia e os maranhenses com a farsa da Toga comprada que garantiu a volta da senhora Roseana Murad ao governo,tenta desmoralizar o PT do Maranhão comprando meia dúzia de petistas sem ética, sem votos e sem moral. Ao querer passar que em nome da candidatura de Dilma tudo se explica.
Em recente reunião com sua trinca de senadores: a múmia-ambulante Cafeteira, o dedo-duro Lobão e o “pobre Fecury” afirmou-lhes _ com as secretarias e com dinheiro trago a “banda podre” do PT para nosso lado. Quando indagado por um deles se isto não seria ruim para as candidaturas de Roseana e Dilma, retrucou: passado um mês o povo esquece tudo.
Engana-se o sorumbático oligarca. Por três motivos básicos:
  1. Os hipócritas e fariseus que se venderam não são a maioria do partido. Nem na executiva nem no diretório.
  2. Dos 27 mil filiados do partido no estado só uma dezena participou desta sordidez.
  3. O encontro dos dias 26 e 27 de março é soberano e esta decidido a tática e a estratégia eleitoral é de apoio a candidatura de Flavio Dino para governador e indicar o vice e um senador. Coligado em frente de Unidade Popular: PT, PSB e PCdoB.
É este o motivo do desespero do ultimo oligarca do Brasil.
Portanto seus artigos são grotescos: das mulheres do Irã, passando por questões de sexo, do vulcão da Islândia à bicicleta que o pai não lhe pode dar quando criança, mas Deus já o recompensou com esta pequena fortuna e agora aos filhos, netos, parentes e aderentes... não mais bicicletas e sim mansões, carros, apartamentos, shoppings, TV, rádios e jornais, terras e realçando sua descendência fidalga, um castelo em Sintra-Portugal. É vero.
O doutor Saulo Ramos um dos mais ricos e famosos advogados do Brasil (seu ex-ministro) cuidou dos papéis e do pagamento. É por isso que não esta no nome da família Sarney, tem sempre alguém a frente: os Lobão, os Fecury, os Murad... é grande a lista. Outras famílias foram enganadas como os Aboud e os Marão, em contrapartida os Venizelos-Murad se deram muito bem; a prova é a dupla mais que dinâmica Jorge-Ricardo, o espaçoso ex-gerentão que só falou a verdade uma vez na vida ao denunciar o cunhado Fernando Sarney e a turma da Poli: “o governo para essa gente passou a ser um negocio de família”. -03/08/94. E o Sarney lhe respondeu: “se não existisse Sarney no Maranhão, não existiria Ricardo Murad” F.S.P 09/10/94.
Ulisses Guimarães já dizia: “... esta oligarquia, como toda oligarquia, tudo pode e nada sabe... É indecoroso fazer política uterina em beneficio dos filhos, irmãos e cunhados. O bom político costuma ser mau parente”.
Portanto a prática de golpes baixos e de tentativa de amordaçar e censurar adversários vem de longe. Tentou calar e processar o fundador do JP o saudoso e corajoso jornalista Ribamar Bogéa e seu filho Lourival. Ao seu mando, Fernando fez o mesmo com um jornal que muito lhe ajudou, o conservador Estado de São Paulo, é a natureza do escorpião.
Tentou amordaçar Freitas Diniz, Manoel da Conceição, sua polícia tirou-lhe a perna. Cassou Jackson Lago, persegue implacavelmente quem lhe faz oposição, mas não nos cala. Agora num surto regressivo lembrando o período em que foi um dos próceres da “ditabranda” censura jornais e revistas. É o velho oligarca nu e cru.Ao responder crítica da F.S.P(“Babaçuais ambulantes”),tenta se eximir da responsabilidade pelo atraso do MA,não consegue.Tenta ser erudito dizendo que aqui não é uma cubata(choças africanas) aí só prova seu preconceito e despreparo.Em discursos vazios cita escritores espanhóis e filósofos como Sêneca, só que está mais para Nero o general de Herodes que não poupava nem crianças e depois imperador não poupou Roma,destruindo-a com fogo.
Não há dúvidas, seu fim político se aproxima. É grande o seu desespero, num “jus esperniandis” é o velho leão desdentado, sem o SNI, sem a PF, e sem os milicos . Já não pode tudo.
Está muito rico, pudera, mas lhe falta o principal: postura de estadista e um mandato presidencial pelo voto direto. Seu fardão e seu pijama são equivalentes.Por ser de extrema direita ataca Marx,Lênin e Guevara,tentando distorcer suas teses que continuam atuais,mas não tem estatura para tal.
É despreparado e preconceituoso quando ataca os nordestinos; a esquerda latino-americana a Venezuela e seu povo; ao grande escritor Eduardo Galeano, ao chamar seu livro de panfleto e a nós de cucarachas; ele sim faz panfletos como Brejal dos Guajás, salvo segundo Millor por uma página.Se leu, não entendeu Machado de Assis, Zé Lins, Raquel,Guimarães,Palmério,Gilberto Freire,Amado,Buarque,Carpeuax,Florestan,Caio Prado;os portugueses Alves Redol,Eça,Pessoa,Saramago...,os latinos Cortazar,Carpentier,Borges e Paz,enfim se tivesse lido e aprendido com o seu contemporâneo,este sim político escritor e democrata autor de A Bagaceira- José Américo de Almeida que assim foi saudado na ABL, por Tristão de Athayde : “ E como sois um modelo autêntico de democrata e o hábito não faz o monge/ E por isso, neste epílogo sereno de / uma vida tão nobre e tão embebida/ do nosso povo e da nossa terra../ a mansa despedida de/ uma vida tão fecunda, tão bela, tão vivida.” .
Portanto,nesse memorável Abril que termina após termos em Março derrotado o velho coronel e sua predileta governadora biônica, ao decidirmos que o PT apóia e elegerá Flávio Dino Governador, Bira e José Reinaldo senadores e uma expressiva bancada de federais e estaduais, tarefa árdua porém possível pois teremos do nosso lado o Maranhão que se levanta com mulheres e homens cantando e declamando em voz alta o poema de Nascimento de Moraes,em sua obra Clamor da hora presente: “Poetas,meus irmãos,acompanhai meu grito!Maldigo a resignação infame dos covardes!-Eu prego a rebeldia estóica dos heróis e o Evangelho -A liberdade... É a voz do povo
Quem tiver ouvidos ouça- Quem tiver olhos veja!
Ai de vós,industriais da miséria e da injustiça...Erguei-vos oprimidos e vivei!A luz- o ar, a terra é para todos...A liberdade é a pátria universal!Não mais a vida de escravo...Vossa consciência é vossa....Não precisareis vender por um prato de comida nos dias de eleição...Vossa mulher agora...Criará os novos homens!
Homens!Que ao contemplar o firmamento estrelado exclamarão:Eu vim do infinito!Nasci naquela estrela!”
Ananias Neto
Engº. Agrº. Ex-Vereador,pré candidato Dep. Federal PT

Nenhum comentário: