sábado, 16 de outubro de 2010

O significado das eleições no Maranhão: O Protagonismo do bloco de esquerda, democrático e popular

 O significado das eleições no Maranhão: O Protagonismo do bloco de esquerda, democrático e popular
Bruno Rogens*

Independente das suspeitas de fraudes na eleições para governador no Maranhão, da vitória apertada de roseana (que mesmo contando com o apoio de Lula, e da máquina administrativa do estado, levou a eleição por uma margem de 2500 votos), é perfeitamente possível afirmar que o bloco de esquerda e o campo democrático e popular no estado liderados pelo candidato Flávio Dino foram os grandes vitoriosos políticos dessas eleições.
O resultado do pleito, com uma pequeníssima margem de 0,08% dos votos válidos, todo tipo de suspeitas de fraudes, abusos de poder político e econômico, apoio ostensivo da máquina eleitoral do lulismo, o desgaste natural da oligarquia sarney no estado e no país, permitem ao candidato Flávio Dino fazer a afirmação: “Essa será a última eleição que a oligarquia vencerá no maranhão”.
Outro grande mérito da campanha liderada por Flávio Dino foi reivindicar para o campo democrático e popular o protagonismo do movimento de mudanças políticas e sociais que o estado precisa. O brizolismo de jackson lago e do PDT se demonstrou superado e ineficaz diante da grandeza do papel histórico de apresentar um projeto moderno, viável, democrático e popular de oposição ao sarneyzismo e, mais importante, à estrutura oligárquica e as práticas políticas que produziram a nefasta cultura política vigente hoje no Maranhão.
A demonstração de que a oposição ao sarneysmo no Maranhão tem novos ares deve ser dada na atuação qualificada e aguerrida dos parlamentares do bloco de oposição no estado, sobretudo aos novos, em sentido cronológico, e do ponto de vista das práticas. Destaque nesse ponto para a valiosíssima vitória do companheiro Bira do Pindaré pelo PT e pela reeleição do deputado estadual Rubens Júnior do PC do B.
Nesse segundo turno não há vacilações: Dilma deve ser eleita para o Brasil continuar o processo de mudanças sociais e econômicas iniciadas pelo presidente Lula. Engana-se os que pensam que com a eleição de Serra o sarneysismo sofrerá uma derrota. O que importa é derrotar o sarneysismo no Maranhão e na medida dos cargos que intermedeiam a relação do grupo com a estrutura de poder federal. Para os sarneyzismo, tanto Dilma quanto Serra não alteram a força do capital poĺitico conquistado pelo grupo nas estruturas de representação política da república: dois senadores, a maioria dos deputados federais e a governadora (mesmo que sob suspeita).
Só a oposição unida poderia eleger um senador e infligir uma derrota ao sarneyismo na relação com a estrutura do poder federal. A opção errada de jackson e do PDT pela aliança com os tucanos é um daqueles erros irreparáveis na política que levam décadas para se consertar. Mas não devemos lamentar pelo erro dos outros. Devemos festejar e comemorar os nossos acertos, a consolidação de um bloco de oposição de esquerda, democrático, popular e com visão estratégica para a política em São Luís e no Maranhão.

Pela oposição à oligarquia sarney no Maranhão!!!!

Viva os mais de 800.000 votos dados à coligação Muda Maranhão!!!

Viva à liderança consolidada de Flávio Dino!!!

Viva à eleição do Deputado Domingos Dutra!!!!

Viva à eleição de Bira do Pindaré à Assembléia Legislativa do Estado!!!

Viva ao PT que não se vende e se rende!!!!

Viva às lutas do bravo povo Maranhense!!!

* Bruno Rogens é sociólogo, professor universitário, militante da esquerda petista no Maranhão.

Um comentário:

ananias neto disse...

Valeu BRUNO, o artigo ficou bom, eu só tenho uma pequena divergencia,no 31 voto 31. RAZÕES MIL..., mas sei da importancia da derrota do Serra e da direita neste segundo turno, portanto no dia 1-1-11,ESTAREMOS juntos nas ruas contra o capitalismo e seus representantes no Ma, a moribunda e famigerada OLIGARQUIA SARNEY. ABRAÇOS Ananias Neto.