terça-feira, 4 de setembro de 2012

Grito dos Excluídos em São Luís: Queremos Outros 400!!!

Grito dos excluídos

Queremos outros quatrocentos!

A cidade de São Luís não vive um bom momento! Ela está completando 400 anos, numa situação de calamidade pública. Os problemas são muito e são graves.

Eles são causados pelo profundo atraso político do nosso Estado e pelas péssimas administrações de Roseana Sarney e João Castelo, isto é, do Governo do Estado e da Prefeitura da nossa cidade. Hoje, diante do caos que nos cerca, as festas oficiais - caras e eleitoreiras - soam como um desrespeito a todos nós, a grande maioria da população.

Começamos pela água! Hoje, não tem água suficiente para atender a todas as nossas famílias. Água potável é sinônimo de saúde! Sua ausência coloca em risco a vida de inúmeras pessoas, principalmente crianças. Houve um retrocesso em São Luís! Atualmente, por conta da indescritível irresponsabilidade do poder público, mais de 70% dos lares da cidade, estão com problema de abastecimento. Estão sem água nas torneiras! E o governo, simplesmente, não aponta para uma solução de curto e médio prazo. E a prefeitura, que tem a obrigação de cobrar, não exige uma solução!

Em pleno século XXI, estamos à mercê das chuvas e dos carros pipa.

Esgoto tratado também não tem! Por conta disso, toda a população da ilha, hoje, não pode tomar um simples banho de mar, sem correr o risco de contrair sérias doenças. Em se tratando de São Luís, a sujeira jogada no mar (toneladas de fezes), causa também prejuízo a centenas e centenas de trabalhadores que ganham a vida nas praias, em torno da orla marítima, como é o caso de pescadores, garçons, cozinheiras, vendedores ambulantes, entre outros.

Andar em São Luís, hoje, também é um problema! A insegurança aumentou muito! Muito, mesmo! Parte da nossa juventude está entregue as drogas e violência!

Cadê a educação pública? Ela existe? Só como farsa! Centenas de crianças estão fora da escola! E nem o governo, nem a prefeitura, respeitam o ano letivo. E quando tem aula, as condições para alunos e professores são as piores possíveis. Os prédios são muito mal tratados (alguns fechados), onde faltam até cadeiras para os alunos.

Tudo isso, somado a falta de direção, estimula um pacto de mediocridade, onde alguns fingem que ensinam e o outros simulam que estão aprendendo.

O transporte público é imoral, os ônibus são velhos e insuficientes. O trânsito, a cada dia, fica mais caótico. Todos os dias ocorrem, em média, três acidentes em São Luís! As maiores vítimas são pedestres, ciclistas e motoqueiros. O asfalto - quando tem - é uma safadeza, sempre colocado as pressas, antes da chuva e das eleições.

Pagamos uma das passagens mais caras do Brasil! Para onde vai este dinheiro?

Outra questão insuportável é a saúde! Os privilegiados utilizam hospitais privados - muito caros e muito ruins - enquanto a maioria depende de hospitais públicos, onde os poucos que funcionam, mais parecem uma praça de guerra, onde, em situações mais graves, ninguém sabe quem terá a sorte de sair vivo.

Para piorar a situação, o nosso presente de aniversário é uma fábrica de morte! Trata-se da termelétrica a carvão, que está sendo tristemente inaugurada este ano, na área Itaqui-Bacanga. Que bicho é este? Minha gente, ao invés de velas e parabéns, nós teremos chaminés! Poluição!

O carvão provoca câncer! Se não houver fiscalização, estamos fritos!

Na verdade, a questão ambiental em São Luís é uma tragédia. Progresso aqui é sinônimo de devastação! Os casos da Vila Cristalina, do Vinhais Velhos, do Taim, da Vila Maranhão e do Rangedor, são exemplos típicos da estupidez e da insensibilidade que impera em nossa elite política e econômica.

A moradia é outro problema seríssimo! São Luís chega aos seus 400 anos, devastada pela especulação imobiliária, apoiada por governo e prefeitura. Desesperados pelo lucro imediato, as construtoras fazem um condomínio em cima do outro, sem qualquer planejamento urbano, enquanto os pobres, por conta desses mesmos empreendimentos, são despejados de suas comunidade, tendo que recorrer a sucessivas ocupações e/ou palafitas. E assim São Luís vai inchando! Muito longe de um desenvolvimento sustentável.

Descaso, negligência, corrupção, estupidez! São algumas palavras que definem e explicam as causas de todo este flagelo! Problemas como estes, agravam as mazelas de toda uma população (a maioria) marcada por uma histórica desigualdade social, vivendo em condições de pobreza, em situação de vulnerabilidade social, sem acesso as suas necessidades básicas, sem vestuário adequado, sem trabalho, sem renda, sem emprego, sem alimentação, sem acesso a determinados bens culturais, sem justiça.

Para muitos - principalmente mulheres de famílias pobres - a opção de renda mais fácil nestes 400 anos é carregar bandeira de candidato rico e ladrão! É uma prostituição que machuca menos!

Por tudo isso, por toda esta exclusão, por todo este descaso que nos cerca e nos oprime, é que, no ano do nosso quarto centenário, estamos promovendo o grito dos excluídos.

Queremos outros quatrocentos!!!!!

Por uma São Luís sem exclusão!!!!!!

Dia 07 de Setembro
Concentração às 07:00 da manhã no Largo de São Pedro, Madre Deus.

Nenhum comentário: