segunda-feira, 16 de abril de 2007

II Fórum Maranhense de Software Livre


No dia 05 de abril de 2004, formou-se o Comitê do Projeto Software Livre do Maranhão – PSL/MA. Sua formação é uma iniciativa de caráter não governamental que reúne diversos setores da sociedade, como: Poder Público e Privado, Universidades, empresários, Grupos de usuários, professores, hackers, ONG'S, e interessados em Software Livre, que possuem representação no Estado do Maranhão.

Acredita-se que estimulando o uso do software livre, o Comitê do PSL/MA investe na produção de conhecimento e na qualificação de mão de obra local, a partir de um novo paradigma gerador de desenvolvimento sustentado e de uma nova postura, que insere a questão tecnológica no contexto da construção de um mundo com inclusão e igualdade social, adquiridos pelo acesso ao mundo digital e aos avanços tecnológicos, possibilitando ao cidadão e cidadã acesso ao conhecimento produzido mundialmente.

O Governo Federal, no inicio de 2003, assinou um Decreto, priorizando: “uso do software livre no Governo Federal”; “a inclusão digital” e “a promoção de uma rede única de comunicação do Governo Federal”.

No mesmo ano, em outubro, o Governo do Estado do Maranhão, assinou um Decreto, “incentivando o uso do software livre e a migração de seus sistemas para a plataforma de software livre, na esfera estadual.

Neste contexto, a formação do Comitê do PSL/MA, propõem como seu objetivo divulgar, desenvolver, fomentar o conhecimento sobre o software livre, no Estado. O comitê é formado por pessoas que acreditam nessa tendência do mercado tecnológico e reúne representantes de todos os setores citados acima, e realizou como marco inicial realizar o “I Fórum Maranhense de Software Livre – I FOMASL”, no período de 14 à 17/09/2004.

Este ano o PSL-Ma realizará FOMASL 2.0 que contará com uma vasta programação que vai desde conferências, palestras, mini-cursos, desconferências, até a exibição de vídeos livres e um palco livre para exibição de bandas locais. mais informações e inscrições podem ser realizadas no BLOG do fomasl 2.0: http://fomasl.weblogger.terra.com.br/index.htm.


Um comentário:

Roosewelt disse...

Massa Bruno esses eventos. Aqui rolou o Encontro Regiona do Casa Brasil CE, veio o pessoal do cultura livre e tudo mais ministrar umas oficinas, apreendir muita doidera e conheci uma povo genial muito louco por sinal. Tô com um blog novo sobre soft livres, passa lá: http://blog.roosewelt.com