quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

A palavra de Yuri.... "“Ele queria criar um fato político..."



A bem da verdade, fui bater um papo com o estudante do Curso de Filosofia e militante do movimento Na Trincheira e na Poesia - UFMA, a respeito dos fatos ocorridos na última segunda-feira (03/12. Abaixo está a versão de Yuri. Ele comenta o cerceamento da informação que a reitoria vem promovendo bem como as reais intenções do estudante e jornalista do JP Zé Linhares. A imprensa vem demonstrando seu total despreparo e má fé na cobertura dos fatos. No post no Blog do Décio Sá, cuja falácia comentei recentemente, aparece uma foto em que o mesmo Yuri é reconhecido como um estudante do Ceará, demonstrando a total falta de critérios em divulgar informações de grande repercursão social. abaixo a conversa com Yuri.

Sobre a agressão no CCH

“Ele queria criar um fato político e conseguiu muito bem. Às 5 e meia da tarde, hora da saída dos estudantes aqui no corredor, ele cumpriu a ameaça que tinha me feito no CONSUN sexta-feira, depois que a polícia federal chegou lá as coisas se amenizaram mas ele me ameaçou, dizendo que no CCH eu ‘ia ver o que ia o que iria acontecer comigo’ e concretizou a ameaça, me deu um soco na cara, aqui na entrada do corredor do curso de filosofia pra todo mundo ver, esperou a formação de platéia pra concretizar a ameaça. E aí o que acontece? Dois companheiros meus que militam no movimento (Na Trincheira e na Poesia) chegaram pra arrefecer a coisa questionando Linhares sobre as agressões aí ele já saiu distribuindo pontapé pra Saulo e Serginaldo. Um chute acertou o Serginaldo e foi o momento que ele revidou em legítima defesa. Conseguiu imobiliza-lo no chão e fizemos o revide, que era o que ele queria, procurar um alvo no movimento estudantil pra criminalizar o movimento, em especial certas figuras públicas do movimento.”

Sobre a versão divulgada no site da UFMA.

“ o que acontece é que ele está aliado com a Administração Superior, é um puta de um bucha de canhão, que fez uma operação kamikaze aqui, exatamente pra conseguir o intento da Administração Superior que é exatamente tentar em última instância o jubilamento desses estudantes. Isso é ridículo no primeiro sentido do termo, de uma coisa que é risível, só não é mais risível por que é uma coisa muito séria, e é por isso que temos que reforçar a luta contra esses caras, contra esses canalhas que estão pilhando a universidade pública, e como registro, vou falar de mais uma medida autoritária, pois eu acho que eles pensam que ainda estamos vivendo na ditadura militar, ele simplesmente fechou a rádio, que é da universidade, e é importante que se frise, é da universidade e não da reitoria. Ele fechou a rádio pra qualquer tipo de manifestação da APRUMA ou das entidades estudantis, DCE, CA’s e DA’s, então a gente não pode falar. E soube mais ainda agora, que ele está com um programa aos moldes da voz do Brasil, que deve se chamar A Hora da Reitoria, não sei direito o nome né, mas ele está com um programa na Rádio Universidade pra enaltecer a reitoria. Soube também ainda agora que a ASCOM está pilhada. Umas estagiárias me falaram agora há pouco no RU que estão putas ,por que não agüentam mais, todas as matérias são de enaltecimento à reitoria e ao Srº Natalino Salgado e criminalização do movimento estudantil, que somos baderneiros e vagabundos.”


Sobre a anulação da reunião do dia 30.

“ desde a votação a APRUMA entrou com uma questão de ordem, e foi o momento que os secundaristas teleguiados pela UMES, MEI e UJS e a mando da reitoria, fizeram aquele motim que acabou dando no que deu. A APRUMA entrou segunda feira com um pedido na Justiça Federal de anulação da reunião alegando vários irregularidades.”

Nenhum comentário: