sábado, 5 de janeiro de 2008

TSE aprova uso do sistema operacional Linux em urnas eletrônicas para votações já em 2008


Parabéns, TSE! E se alguém ficou surpreso com a decisão, deve ler nosso artigo de dezembro do ano passado: "Urnas Eletrônicas brasileiras poderão ter Linux já nas eleições de 2008" ;-)

Do IDG Now: "O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral autorizou nesta quinta-feira (13) a substituição dos sistemas operacionais VirtuOS e Windows CE para o sistema aberto Linux, adaptado pelo próprio órgão, em todas as 430 mil urnas eletrônicas usadas nas eleições de 2008, que escolherão prefeitos.

[urna-e.jpg]

Segundo o tribunal, o objetivo é conferir mais transparência e confiabilidade à urna e ao processo eleitoral. A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) sugeriu a adoção de um sistema baseado em software livre, adaptado para a urna eletrônica, para facilitar a certificação de confiabilidade e segurança do software usado pelos terminais.

A equipe técnica do TSE, desde 2002, vem realizando testes para viabilização de uma solução de código aberto. Entre as vantagens citadas pelo órgão, estão a possibilidade de usar Linux em todos os modelos de urna, além da transparência e independência oferecidas pelo sistema já que o processo eleitoral se livre de pressões mercadológicas para atualização de versão.

Ainda de acordo com o tribunal, a substituição aumentará a credibilidade das eleições, pois a substituição dos atuais sistemas utilizados por Linux é um fator facilitador para apresentação do sistema na íntegra, incluindo o núcleo, sem as dificuldades impostas pela propriedade intelectual dos criadores."

Nenhum comentário: