quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Presidente da fundação do sarney sai e vai para o TRE nomeado por Lula



O presidente da Fundação José Sarney, o advogado José Carlos Sousa e Silva, foi nomeado pelo presidente Lula para compor o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. Sousa e Silva é também advogado do Sistema Mirante de Comunicação, empresa que reúne rádios, TVs e jornal de propriedade da família Sarney.
A sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, desta quarta-feira, 28.
Ele concorreu à vaga com os advogados Guilherme Zagalo e Magno Morais, ambos com militância nos direitos humanos. Morais foi secretário adjunto da Secretaria de Justiça e Cidadania, no governo José Reinaldo Tavares, enquanto Zagalo é o atual vice-presidente da OAB-MA.
José Carlos Sousa e Silva vai ocupar a vaga de Nivaldo Guimarães, por dois anos, podendo novamente ser reconduzido para exercer a mesma função na Corte.
Sousa e Silva não foi localizado para explicar se deixaria a presidência da Fundação José Sarney, caso o conselho curador resolva mantê-la aberta.
A decisão sobre o futuro da Fundação deve passar pela Assembleia Legislativa, já que o líder do governo Roseana Sarney, Francisco Gomes (DEM) anunciou que pretende apresentar projeto para que o Estado mantenha a entidade aberta.
Segundo ele, é preciso mobilizar a classe política, a iniciativa privada e o próprio poder público para evitar o fechamento da fundação.
- Temos que fazer alguma coisa para garantir a continuidade daqueles serviços, para que a comunidade do Desterro não se veja prejudicada – disse em discurso na AL.
O desterro é o bairro onde a fundação está localizada, e de acordo com o deputado, ela exerce um papel importante na educação e futuro dos jovens dos bairros.
Na segunda-feira, a jornalista Mônica Begamo, da Folha de São Paulo, revelou que Sarney iria fechar a Fundação diante das dificuldades de conseguir patrocínios depois dos escândalos envolvendo a entidade.
O Ministério Público Federal investiga denúncia de desvios de recursos de um patrocínio com a Petrobrás, no valor de R$ 1,3 mi.

Nenhum comentário: