quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Gangue contratada por Roseana Sarney provoca pânico no sindicato dos bancários


Comandados pela presidente da Federação dos Estudantes do Maranhão, Ana Paula Ferreira Ribeiro, cerca de 15 “estudantes”, a maioria nomeada por Roberto Costa na Secretaria de Esportes e Juventude, resolveram tumultuar o lançamento do livro Honoráveis Bandidos, na noite desta quarta-feira no Sindicato dos Bancários, jogando ovos e até uma torta para atingir os jornalistas Palmério Dória e Mylton Severiano, autor e co-autor do livro, que traça a tortuosa trajetória do senador José Sarney.
O grupo ainda gritava palavras de ordem e jogava para cima uma cartilha apócrifa com o título “A Navalhada Bandida”, com matérias sobre a operação Navalha, realizada pela Polícia Federal.
A provocação dos estudantes em momento algum pode ser confundida como manifestação democrática, como tentaram fazer entender. Chegaram sem se fazer notar e ocupando uma lateral do auditório do sindicato completamente lotado, de uma hora para outra, quando Mylton Severiano falava sobre o livro, começaram a gritar e jogar ovos e a dita torta.
A reação foi imediata e começou um grande tumulto, com as pessoas entrando em pânico, querendo sair a todo custo do pequeno auditório.
O ex-governador Jackson Lago e a esposa, Clay Lago, estavam presentes na hora da confusão.
Depois de devidamente expulsos, os “estudantes” ainda foram para a polícia registrar queixas como vítimas. Uma viatura da Polícia Militar foi ao Sindicato em busca de supostos reféns, frutos da versão apresentada no Plantão Central da Beira Mar.
Em meio ao vandalismo, a comandante da tropa, Ana Paula Ferreira Ribeiro, esqueceu sua bolsa com todos os seus documentos, que foi recolhida pelo deputado Domingos Dutra, e depois entregue ao delegado Tarcísio de Jesus Fonseca.
Os organizadores do lançamento do livro e o Sindicato dos Bancários também apresentaram queixas contra os estudantes.
Uma porta de vidro e várias cadeiras foram quebradas. Um inquérito policial será aberto no 1º DP para investigar o caso.
Não dá para compreender esse triste episódio, onde um grupo de apenas 15 estudantes resolve afrontar um auditório lotado, a não ser para provocar e depois sair como vítima diante da esperada reação dos agredidos.
Um prato cheio para o poderoso sistema de comunicação da família Sarney, que na mesma hora já estampava em um blog do i-mirante a versão completamente deturpada do episódio.
O pior em tudo isso, é que a comandante do grupo é cargo em comissão na Secretaria de Esportes e Juventude.
Será que é para realizar esse tipo de serviço que ela é paga com dinheiro público ?

Nenhum comentário: