terça-feira, 3 de novembro de 2009

Lançamento de Honoráveis bandidos em São Luís



O livro mais polêmico escrito nos últimos anos no Brasil será lançado em São Luís no dia quatro de novembro, na próxima quarta-feira, às 19h00, no auditório do Sindicato dos Bancários, na Rua do Sol n.° 513, no centro da cidade.

O nome do livro é “Honoráveis Bandidos – Um retrato do Brasil na era Sarney”, escrito pelos jornalistas Palmério Dória e Mylton Severiano.

Pela primeira vez o livro HB conta a história secreta do surgimento, enriquecimento e tomada de poder regional pela família Sarney, no Maranhão, e o controle quase total, do Senado Federal, pelo patriarca que virou presidente da República por acaso, transformou o Maranhão em quintal de sua casa e beneficiou amigos e parentes.

Dória também escreveu em 2002 o livro “A candidata que virou picolé”, sobre a escandalosa retirada da candidatura de Roseana Sarney da corrida sucessória de Fernando Henrique Cardoso motivada pela apreensão de R$ 1.340.000,00 pela Polícia Federal, nos cofres da empresa Lunus, de propriedade de Roseana e seu marido Jorge Murad, em março de 2002.

Honoráveis Bandidos é um livro arrasador, na mesma linha de “Memórias das Trevas’, que tinha o também senador Antonio Carlos Magalhães como personagem e vendeu mais de 80 mil exemplares no Brasil quando foi lançado.

O primeiro lançamento de HB aconteceu no dia 24 de setembro em São Paulo e na semana seguinte HB já apareceu em nono lugar na lista de livros de não ficção mais vendidos do país, publicada semanalmente pela revista Veja. Na semana seguinte já ocupava o sexto lugar na lista dos livros mais vendidos.

Na relação da revista Veja desta semana, HB é o quinto mais vendido do país e na revista Época, que já está nas bancas, HB também ocupa o quinto lugar entre os livros mais vendidos do Brasil.

Nos cadernos de cultura publicados ontem, sábado, 31 de outubro de 2009, pelos jornais “Folha de São Paulo” e “O Estado de São Paulo”, “Honoráveis Bandidos” aparece em 6.° e 7.° lugares respectivamente.

HB foi publicado em forma de brochura pela Geração Editorial e tem 208 páginas. A venda do livro de Dória na capital maranhense está sendo boicotada pelas duas livrarias Nobel, uma no São Luís Shopping e outra no Monumental Shopping, pois a franquia da Nobel em São Luís pertence à esposa de Flávio Lima, engenheiro e empreiteiro, ligado a Fernando Sarney.

No dia quatro de novembro os autores do livro vão autografar os exemplares do livro que estarão à venda no local.

Nenhum comentário: