quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O PED no PT ainda não acabou, falta o terceiro turno


Na condição de quem coordenou o PED – Processo de Eleição Diretas do PT/MA em 2009. E em respeito à sociedade e aos leitores e leitoras maranhenses, que em meio a tantas notícias sobre o PT/MA não sabe de fato o que vai acontecer nas eleições de 2010. Venho então informar alguns pontos.

O PT foi fundado no país na década de 80, quando ainda vigorava o regime opressão, a ditadura militar, que matou, exilou e prendeu lideranças, em que o próprio hoje Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva fora vítima; o regime exilou lideranças políticas como Leonel Brizola, Manoel da Conceição, Dep. Neiva Moreira estes dois maranhenses que vivem entre nós. O PT no seu manifesto de fundação, aprovado em 10 de fevereiro de 1980, no colégio Sion (SP) já apontava “O partido dos Trabalhadores surge da necessidade sentida por milhões de brasileiros de intervir na vida social e política do país para transformá-la. A mais importante lição que o trabalhador brasileiro aprendeu em suas lutas é que a democracia é uma conquista que, finalmente, ou se constrói pelas suas mãos ou não virá”. Foi com esse ideal de emancipação da classe trabalhadora, nesse intuito que o PT ao lado da igreja, agremiações partidárias e dos movimentos sociais progressistas protagonizou as maiores lutas da história do povo brasileiro. No Maranhão, e seguindo o mesmo propósito, o PT nasceu tendo como estratégia principal por um fim ao modelo oligárquico que só atrasa o desenvolvimento do Estado. Ao longo dos seus 30 anos de fundação e no simbolismo de pessoas como Manoel da Conceição, Domingos Dutra, Raimundo França, Joãozinho Ribeiro, Terezinha Fernandes, Jomar Fernandes, Valdinar Barros, Ovídio Santiago, e tantos outros lutadores (as) é que não podemos e nem devemos permitir que a oligarquia queira destruir com a nossa história, acabe com os sonhos de justiça, liberdade, democracia e humilhem o Partido dos Trabalhadores. NÃ £o podemos nos vender e nem nos render. O PT/MA tem que reagir!

Observo a sociedade maranhense, não acredita no que esta vendo: o PT em uma possível aliança no Maranhão com a Oligarquia. Aqui não se tratar somente de ideologia, mais sim de um pouco de vergonha na cara, como se costuma dizer no dito popular. A questão não é só da aliança com o PMDB e o DEM este o principal opositor das lutas populares e do PT no país, hoje matriz estratégica do Governo de Roseana Sarney Murad. O que está em jogo é o rebaixamento da nossa moral histórica e da nossa coerência.

Passado todas as refregas do PED/MA no 1.º e 2.º turno vamos agora para partida final, o Encontro Estadual de Delegados, pois esse jogo tem três turnos. Mais antes é preciso explicar como funciona o PT para se chegar à decisão final: 1.º) realizamos o PED que elegeu o Presidente do partido, os membros do diretórios e os delegados(as) que terão a responsabilidade e estarão aptos para votar no Encontro Estadual; 2.º) apurados os votos que cada chapa obteve no 1.º turno do PED aplicar-se a proporcionalidade, de acordo com percentual de voto de cada uma; 3.º) abre-se o prazo ( encerrado no dia 26/01/2010), para que os representantes das chapas façam as indicações dos membros que comporão o Diretório, a Comissão de Ética, Conselho fiscal e os delegados 4.º) p osse dos eleitos, já marcada para o dia 12/10/2010, 5.º) empossado o presidente eleito este convoca a primeira reunião do Diretório para eleger a Comissão Executiva, o presidente da comissão de ética e do conselho fiscal, isso poderá ser feito antes do Encontro Estadual de Delegados(as), 6.º) realização do 4.º Congresso Nacional do partido, 7.º) só então será realizado o Encontro Estadual de Delegados para debater e deliberar sobre os seguintes pontos de pauta: a) Conjuntura Nacional e Estadual; b) Aprovação da tática, política de alianças, programa e candidaturas para as eleições 2010 e c) construção partidária e plano de ação.

É sabido que no Brasil não temos mais verticalização, como exemplo cito a decisão da direção do PDT/Nacional que deliberou por apoiar à pré-candidata a Presidente da República a Ministra Dilma Rousseff (PT), com isso não quer dizer que o PDT no Maranhão automaticamente esteja obrigado a apóia - lá, já que no Estado o grupo da oligarquia PMDB/DEM tem disputado e com vantagem o palanque de Lula/Dilma. O mesmo exemplo pode- ser aplicado ao PT/MA que vai ter um palanque do campo democrático e popular formado pelo PCdoB e PSB partidos que também são da base do Governo Lula. No PT/MA a única unidade possível é apoiar a pré-candidata a Presidente da República, a Ministra Dilma Rousseff (PT)

Analisando os números, a correlação de forças das teses e vagas na direção do PT/MA e no Encontro de Delegados, a situação é a seguinte: a chapa Renovar é Preciso liderada por Rodrigo Comerciário obteve 951 votos, defende a tese da candidatura própria, elegeu 14 (8,0%) delegados; a chapa Permanecer na Luta liderada por Augusto Lobato obteve 1063 votos é contrário a aliança com PMDB, elegeu também 14 (8,0%) delegados; já a chapa Unidade Petista liderada por Bira do Pindaré obteve 1.980 votos defende a aliança do campo democrática e popular (PT/PSB/PCdoB/PDT) elegeu 29 delegados ( 16,6%); a chapa Em defesa da nossa História, liderada pelo Dep. Domingos Dutra obteve 2.463 votos, é contra a aliança com o PMDB/DEM elegeu 36 (20.6%) delegados, a soma das quatro teses contrárias a aliança do PT com o PMDB/DEM, são de 95 (54,3%) delegados, portanto, a maioria. Quanta as vagas do campo defensor da aliança do PT com o PMDB/DEM, a chapa A Força Que Vem da Base, liderada pelo Secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária do Governo de Roseana Sarney Murad, o petista José Antônio Heluy e convicto defensor da aliança PT/PMDB/DEM está obteve 1.170 votos e elegeu apenas 17 (9,7%) delegados do total de 175; já a chapa Josué Pedro – Construindo um novo Maranhão liderado pelo Deputado Washington Luiz e principal estrategista da proposta de tal aliança PT/PMDB/DEM, obtiveram 3.712 votos e elegeu 54 delegados (30.9%), por fim a chapa Construindo a mudança no Maranhão liderada pela vereadora de Balsas, Fransuila das Chagas que também defend e a aliança PT/PMDB/DEM, obteve 579 votos e elegeu 9 (5.1%) delegados, a soma de todos os votos da tese de defesa da aliança PT/PMDB/DEM chegaria a 80 votos, portanto, (45, 7%) dos delegados(as) para aprovar tal suicídio político. É claro que tal objetivo não é difícil de ser alcançada. Nada é impossível e principalmente na política. Mas não está dado. Ainda tem muitas disputas.

Conforme análise do percentual de cada chapa ao Encontro Estadual de Delegados vejo pouca chance da aliança PT/PMDB/DEM ser aprovado, nas minhas observações empíricas, noto que a aliança PT/PCdoB/PSB e a pré-candidatura a Governador do Dep. Federal Flávio Dino (PCdoB) e a pré-candidatura a Senador do Advogado Bira do Pindaré (PT) vem levando vantagem. De olho nessa decisão as chapas escolheram a dedo os seus delegados (as), e as listas oficiais já foram entregue para Direção Estadual do PT/MA, portanto, a decisão com quem o PT vai fazer aliança e qual seu candidato a Governador, Vice, Senador, Deputados Federal e Estadual em 2010, agora estar nas mãos destes 175 delegados e delegadas. Por isso, afirmo que o PED ainda não acabou faltando, portanto, o tercei ro turno com a realização do 4.º CONGRESSO NACIONAL, nos dias 18,19, 20 e 21 de fevereiro e o ENCONTRO ESTADUAL DE DELEGADOS (AS) com a agenda prevista para acontecer em março. Vamos continuar na luta e mobilizados para não deixar o PT/MA ser alvo de estratégias abjetas de capitulação frente ao poder Oligárquico!

Parabéns ao PT pelos seus 30 anos e Maria Aragão pelo seu centenário.

*Administrador, com Especialização em Sociologia das Interpretações do Maranhão (UEMA) é Bolsista do Programa Internacional de Pós-Graduação da Fundação Ford. Coordenou o PED/MA em 2009, é Secretário de Comunicação do PT/MA e Delegado ao 4.º Congresso do PT Nacional.

Nenhum comentário: