CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE BALSAS, ESTADO DO MARANHÃO
Para: - Excelentíssima Sra. Roseana Sarney – Governadora do Maranhão;
- Excelentíssimos Srs. E Sras. Deputados/as Estaduais do Maranhão.

Mesmo que, na região tenha em média de 200 mil pessoas, seja grande colaboradora de ICMS, inclusive, o município de Balsas-MA, é sempre um dos 4 municípios maranhense em termos de arrecadação, é exportadora de grãos, mas quase nada recebe de volta. Tem uma área geográfica muito extensa, exemplo: Balsas com mais de 12500Km², Alto Parnaíba com mais de 11000 Km² etc. E ainda, é a mais longe da capital, tendo comunidades rurais localizadas a mais de 1500 Km de distancia de São Luís (mesma distancia de Balsas-MA a Brasília-DF), ainda assim, não há preocupação conosco.
O município de Balsas-MA, é micro região de saúde, sendo referência para 14 municípios: Alto Parnaíba, Tasso Fragoso, Riachão, Carolina, Feira Nova do Maranhão, São Pedro dos Crentes, Formosa da Serra Negra, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, Loreto e São Félix de Balsas. Além de atender demanda espontânea de São Domingos do Azeitão-MA, Baixa Funda-PI, Ribeiro Gonçalves-PI, Santa Filomena-PI, Campos Lindo-TO e outros. E ninguém, deixa de ser atendido, mesmo sem o apoio estrutural do Governo do Estado do Maranhão.
O município de Balsas, segundo informações do IBGE tem uma população de mais de 84 mil habitantes, sem aqui citar os trabalhadores temporários e os estudantes vindo de outros municípios, pois incluindo estes, passaremos a ter uma média de 100 mil habitantes. Enquanto isso, a PPI e o PDR da Saúde atende Balsas-MA como se este ainda tivesse a população de 2004, ou seja, quando a população era de 64 mil pessoas.
Balsas-MA, é um dos municípios brasileiro com maiores índices de crescimento, tanto no aumento da população, com média de 6% ao ano, quanto nas ações de saúde. Entretanto, essa situação estar ficando insustentável financeiramente para a Prefeitura Municipal, em razão de ter que sozinha fazer saúde, educação, infra estrutura, saneamento básico etc.
Diante do exposto, os Delegados/as e Convidados/as da V Conferência Municipal de Saúde de Balsas e da Conferência Regional de Saúde Mental - Intersetorial, primando pelo respeito aos princípios da garantia da saúde e da vida, assim como da equidade, através desta solicitam em caráter de urgência urgentíssima que Vossas Excelências tomem providencias e tragam para Balsas e região, os seguintes investimentos:
Construção do Hospital e Maternidade Regional com leitos de UTI neonatal e adulta;
Implantação do SAMU;
Revisão e atualização justa da PPI e do PDR, de maneira que Balsas e os municípios da região sejam contemplados com o que lhes é de direito;
Implantação de serviços de água potável, saneamento básico e asfalto;
Implantação do Centro Especializado de Perícias para atender crianças, adolescentes e mulheres;
Mande-nos informações precisas a respeito de como o Governo do Estado vem gastando os 12% do Orçamento que deve ir para a saúde;
Completar a Auditoria nos casos de Mortalidade Infantil;
Implantação de Telefone Público (Orelhão) no Povoado Baixa Funda, município de Balsas.
Balsas-MA, 23 de abril de 2010
NÓS, PARTIDOS POLÍTICOS DO MUNICÍPIO DE BALSAS, ESTADO DO MARANHÃO, MANIFESTAMOS TOTAL APOIO AS DECISÕES E SOLICITAÇÕES DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BALSAS E DA CONFERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DA REGIÃO. SENDO ASSIM, REQUEREMOS QUE VOSSAS EXECELÊNCIAS: GOVERNADORA DO ESTADO DO MARANHÃO E ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO, EM CARATER DE URGÊNCIA URGENTÍSSIMA ATENDA OS (OITO) INTENS MENCIONADOS, POIS ISSO AINDA É O MÍNIMO DO QUE O POVO SUL MARANHENSE TEM DE DIREITO.
BALSAS-MA, 24 DE ABRIL DE 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário