terça-feira, 22 de junho de 2010

Seminário: Novas formas de sociabilidade: Sociedade em rede e a emergência do pós-humano

Temos a honra de convidá-lo para assistir Seminário Novas formas de sociabilidade: sociedade em rede e a emergência do pós-humano que contará com a participação de Thiago Novaes (Unicamp), Bruno Rogens (UFMA) e Roosewelt Lins (UFMA), será realizado no dia 24 de junho, as 15h no laboratório de informática IV do Centro de Ciências Sociais da UFMA. A paticipação é aberta e gratuita, com direito a certificado.



Sobre o seminário



O Seminário "Novas formas de sociabilidade: sociedade em rede e a emergência do pós-humano" busca discutir as formas de sociabilidade na contemporaneidade, tomando como base a crise da propriedade e o poder descentralizador das tecnologias informacionais e sua relação com o corpo, a imagem e a política O evento é aberto ao público interessado em um debate crítico que envolve acesso aos bens comuns, propriedade intelectual e tecnologias colaborativas.



Apresentador



Thiago Noaves (blogs.metareciclagem.org/novaes/) é bacharel em Ciência Política, coordenou em 2005 a implementação dos Pontos de Cultura Digital junto ao Ministério da Cultura, integrando a Coordenação do Projeto Casa Brasil em 2006. Trabalhou de 2002 a 2004 como pesquisador na Diretoria de TV Digital do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (CPqD), responsável por serviços interativos e audiovisual. Atua há 10 anos em pesquisa e implementação de rádios de baixa potência, tendo publicado traduções e artigos sobre o tema. Atualmente cursa o mestrado em Antropologia pós-Social na UNICAMP, investigando a relação humano-técnica e os rumos que o direito autoral e a propriedade intelectual estão tomando. É integrande do coletivo (Des)Centro. que desenvolve ações descentralizadas e colaborativas de produção cultural e transformação social com base na apropriação crítica de mídias.



Debatedor

Bruno Rogens (mrrogens.blogspot.com) é sociólogo e mestre em Ciências Sociais. Trabalha com ensino e pesquisa no campo da Sociologia da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia das Ciências Humanas, Cultura Popular, Inclusão digital, Propriedade Intelectual e Software Livre. Foi professor de sociologia no IFET-MA, é integrante do Projeto Software Livre Maranhão, Membro do Fórum Municipal de Juventudes de São Luís e professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA.

Moderador


Roosewelt Lins (roosewelt.com) é bibliotecário e mestre em Ciências da Computação. Têm experiência em ensino e pesquisa em tecnologias livres. Foi professor da UFC e trabalhou em projetos ligados a informática educativa e bibliotecas comunitárias. Vem incentivando o uso de softwares livres em bibliotecas desde 2004, através de oficinas, palestras, publicações e implementação de projetos. Atualmente é professor do Departamento de Biblioteconomia da UFMA, integrante do Projeto Software Livre Maranhão, e da comunidade EstudioLivre.org e desenvolve projetos voltados a apropriação social de tecnologias livres e intervenções culturais em organizações sociais.

Nenhum comentário: