terça-feira, 21 de setembro de 2010

Jovens e estudante em São Luís dizem em alto e bom som para o Brasil: FORA ROSEANA SARNEY!


Cerca de cinco mil estudantes sairam às ruas na manhã desta terça-feira para manifestarem sua indignação e repúdio ao domínio político de quase 50 anos da oligarquia sarney no Maranhão. Empunhando faixas, desenhos livres e gritando palavras de ordem que pediam a prisão de sarney a juventude mostrou que quer mudança na política do Maranhão.
Os estudantes se concentraram na praça da Bíblia próximo ao prédio da receita federal. Mais cedo, blogueiros miranteanos, pau mandados da oligarquia, tiraram fotos da concentração para tentar enganar a população tentando demonstrar que a manifestação foi um fracasso. Mas o que aconteceu foi exatamente o contrário pois cerca de 5 mil estudantes saíram em passeata em direção à praça Deodoro com entusiasmo, irreverência e a certeza de que o Maranhão têm que mudar.
Durante o percurso, a passeata conclamou os estudantes do CEGEL, LICEU e BCA à integrarem a passeata, mas os mesmo foram impedidos autoritariamente pela direção das escolas à participarem da manifestação. Mais um triste sinal da cultura autoritária que impera no Maranhão.
A Passeata prosseguiu pela rua da paz até a rua do egito e a cabeceira da ponte do São Francisco, seguindo pela Beira-Mar até o Palácio dos Leões. Em frente ao palácio discursaram lideranças estudantis, do movimento dos sem-terra, e de entidades estudantis.
O Fora Roseana Sarney começou como manifestação de protesto na rede social twitter através da tag #ForaRoseanaSarney que alcançou os tópicos mais comentados por cerca de dois dias seguidos. Agora o movimento saiu do ciberespaço para ganhar as ruas e o coração da juventude. Há passeatas programadas para acontecer em Pedreiras, Imperatriz e outras cidades do interior maranhense. O Movimento deve tomar conta do Maranhão durante essa reta final de campanha para demonstrar a alto grau de rejeição que a oligarquia sarney têm no estado do Maranhão. Enquanto se acumulam denúncias de crimes eleitorais contra a coligação de roseana a juventude e o povo convergem em seu apoio pelo amplo e necessário período de mudanças políticas que o estado e a sociedade maranhenses precisam.














ForaRoseanaSarney
clique na imagem acima para mais fotos da manifestação

Um comentário:

Davi Galhardo disse...

O movimento Anarcopunk tambem esteve presente, pra mandar esta oligarquia pro Amapa ou pra qualquer outro lugar que ela mereça estar.