terça-feira, 15 de maio de 2012

CPI do cachoeira: Pela investigação da Veja



Vexame: o assunto do momento
Veja desta semana (edição 2269, de 16 de maio) dedica capa e parte do miolo à auto-defesa.

Previsível: os laços entre Policarpo Júnior (apresentado como "um dos mais competentes jornalistas investigativos do Brasil") e o criminoso Cachoeira precisam mesmo ser explicados e justificados.
A auto-defesa de Veja inclui mais um ataque contra Rui Falcão, presidente nacional do PT. Uma curiosidade: Falcão é jornalista e trabalhou na editora Abril, mais exatamente na direção da revistaExame.

Veja dedica 5 páginas ao ataque contra o presidente do PT, num texto intitulado "Falcão e os insetos". Para efeito de comparação, a matéria de capa ("A incômoda liberdade de imprensa") ocupa 8 páginas. A entrevista com o ex-procurador geral da República, Antonio Fernando de Souza, merece 1 página e 1 coluna.
O pretexto para atacar Rui é a acusação de que a campanha no twitter contra a Veja seria alimentada, parcialmente, por robôs e por perfis peões. Veja acusa indiretamente o PT, a quem considera motivado pelos ensinamentos de um "comunista tão terrorista quando Lenin ou Stalin": Antonio Gramsci!!!
Como é óbvio, Veja não tem provas para sustentar sua acusação.
Além de revelar o incômodo (e os previsíveis estragos comerciais) da revista e da editora, incômodo causado pela reação cada vez mais ampla à hipocrisia de seu "jornalismo" criminoso, a fúria contra Rui Falcão e contra o PT tem uma causa mais profunda: a defesa que o presidente do Partido faz da democratização da comunicação.

Ao atacar Rui, dura e pessoalmente, Veja e outras publicações do mesmo tipo têm como objetivo intimidar. Como é óbvio, a fulanização do ataque é mera cortina de fumaça: o alvo do ataque é a instituição partidária, o conjunto do PT.
Também por isto, é fundamental que a militância petista, parlamentares e governantes, dirigentes e figuras públicas, venham a público defender o Partido, o presidente do Partido e, principalmente, defender a democracia nos meios de comunicação e no país, democracia posta em questão pelo conluio entre o crime organizado, setores da mídia e do aparato de Estado.
Direção nacional da Articulação de Esquerda
14 de maio de 2012

Nenhum comentário: