segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Petição pela Paralisação da obra "via expressa" construída pelo governo do Maranhão

 
São Luís vive um grave problema na sua infra-estrutura de transporte. As vias públicas estão saturadas, o sistema de transporte coletivo é um desastre. Os poderes públicos não movem uma palha para resolver tal situação. Agora o governo do estado apresenta como "presente" para São Luís uma estrada de 6 km que que liga o Jaracaty ao Maranhão Novo dizendo que melhorará o trânsito da capital quando qualquer morador, motorista ou usuário de transporte coletivo sabe que não é verdade. 

Para piorar tal estrada será interiramente construída sob mangues e áreas de preservação ambiental. Como se não bastasse o projeto inicial prevê que a estrada ocupe a área onde atualmente existe a comunidade do Vinhais Velho. É digno de nota que esta comunidade é uma das primeiras vilas da colonização da cidade. Possui a igreja mais antiga de São Luís e hoje é habitada por descendentes dos índios tupinambás que já habitavam esta região por ocasião da colonização portuguesa.

 Atualmente a área é um verdadeiro patrimônio histórico, cultural, arqueológico e ambiental de São Luís. A comunidade vive há séculos pacificamente, sem crimes e com manejo sustentável dos recursos naturais (existem nascentes dágua na região). Como se não bastasse foi detectado interesses da especulação imobiliária de pessoas ligadas à política neste caso. Existem loteamentos que serão futuramente valorizados, com a construção da evenida e que pertencem à políticos "poderosos" do estado do Maranhão. 


Considerando que a construção da chamada via expressa consiste em grave agressão ao patrimônio histórico e cultural de São Luís. Consiste em grave agressão ao meio-ambiente da ilha. Consiste em uma grave expressão do patrimonialismo do grupo político dominante que visa, através de uma obra pública, valorizar empreendimentos privados através da especulação imobiliária. Solicitamos que as autoridades competentes (Ibama, Ipahn, Ministério Público Federal e Estadual, Ministério do Meio-Ambiente, Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Maranhão, Comissão de Direitos Humanos e Minoria da Câmara Federal) tomem providências para impedir que a obra provoque mais danos à comunidade do Vinhais Velho, que seja solicitada o embargo total da obra.

Assine a petição virtual e nos ajude à combater mais esse absurdo em nossa cidade clicando neste link: http://www.avaaz.org/po/petition/Pela_paralisacao_da_obra_via_expressa_construida_pelo_governo_do_estado_do_Maranhao/



Nenhum comentário: