sexta-feira, 30 de novembro de 2007

PT escolhe nova direção neste domingo


O Partido dos Trabalhadores realiza neste domindo eleições para todos os seus cargos de direção. No campo nacional, resumidamente, a discussão gira em torno do resgate do patrimônio ético do partido manchado pelos escândalos recentes. Aqui no Maranhão o debate gira em torno de desastrosas administrações passadas que levaram o partido à beira da falência. Já no âmbito municipal o debate leva em conta necesariamente as eleições municipais do ano que vem e o papel do partido na construção de um novo projeto para São Luís. Abaixo as declarações dos três candidatos à presidente do Diretório Municipal.

Franklin Douglas

“O PED deste ano desemboca em duas alternativas para o PT em 2008. Ou o PT se afirma com um projeto próprio, montando uma candidatura própria e disputando para valer a prefeitura de São Luís, ou desaparecerá diante de projetos de outros partidos aliados nossos. Penso que especificamente está dada a polarização que aconteceu em Fortaleza. O que tenciona hoje o PT é a candidatura do Bira do Pindaré, que apóio; e a do Flávio Dino, que o campo em torno da candidatura de Fernando Magalhães tem tendência a apoiar. Essa é a mesma realidade que aconteceu em Fortaleza. Valeu o PT autônomo, das bases, que venceu as prévias e levou à vitória da candidatura de Eliziane Lins..”


Sílvio Bembem

“Minha candidatura à presidência do PT tem objetivo estratégico. Esse objetivo foi tratado a partir de um coletivo que me convenceu a ser candidato para viabilizar um projeto de candidatura própria do PT a prefeito de São Luís. Primeiro, porque a sucessão de São Luís vai se dar em um momento ímpar na Ilha. Nós temos um governador do campo democrático, progressista, e temos vários candidatos com viabilidade e perfil que impõe respeito na cidade. De forma que temos vários candidatos desse campo em função de viabilizar as condições de mandato de vereadores e vitalidade ao partido. Nesse sentido, nosso grupo, a minha chapa “Quem sabe faz a hora” tem como objetivo apoiar a candidatura de Ubirajara do Pindaré. Essa é uma questão definida e temos convicção que vamos trabalhar nesse sentido. Acho que ele é uma candidatura credenciada na Ilha pelos 176 mil votos obtidos nas eleições passadas. Isso não quer dizer que ele vai ser o prefeito. Quem vai dizer isso é o povo.”



Fernando Magalhães

“Não somente para São Luís que as eleições do PT têm importância para 2008. É para todo o país. Esse é um dos motivos que o Congresso Nacional do PT, no início de julho em São Paulo, antecipou o PED. Os atuais mandatos, em todos os níveis, pelo estatuto do partido só terminariam em setembro do ano que vêm, coincidindo com as eleições municipais. Foi antecipada em função disso. As eleições de 2008 são estratégicas para o PT em todo o país. Teremos que sair com o partido fortalecido, ampliando nossos prefeitos e vereadores que formarão a base para 2010. Temos que ter diretórios revigorados, passando por uma discussão interna, de debates sobre o que pretendemos par o partido nessa conjuntura eleitoral de 2008.”

Nenhum comentário: