sábado, 1 de dezembro de 2007

Manobras antidemocráticas e mau-caratismo em reunião do CONSUN da UFMA





Barbárie e atitudes antidemocráticas marcaram a reunião do Conselho Universitário na última sexta-feira. O Reitor resolveu aprovar “nas coxas” a inclusão da UFMA no chamado Reuni, programa do MEC para reestruturação do Ensino Superior Brasileiro. O resultado foi a radicalização por parte do movimento estudantil universitário de esquerda com a invasão da sala de reuniões do Palácio Cristo Rei, depois de uma noite acampados para barrar o REUNI. Um dado curioso foi que alunos secundaristas, representados por entidades de aluguel, manifestaram-se favoráveis ao projeto. Uma total falta de bom senso, pois simplesmente não conhecem a realidade da universidade. Tanto os membros da UJS, Fesma e outras entidades estudantis "de Araque" utilizaram a prática política do rebanho de estudantes amilhados a R$ 10,00 e muita cachaça, para tumultuar a sessão.
Os universitários fizeram uma vigília e pela manhã os seguranças da reitoria tentaram impedir a entrada dos universitários, algo que fere a democracia nas instâncias de debate da instituição. Após uma pressão exercida nos portões foi que os universitários conseguiram entrar. Por sua vez os secudaristas, chegaram em dois ônibus para intimidar os universitários. Uma tentativa de criar um conflito que não ocorreu pela surpresa dos próprios secundaristas que chegaram e não sabiam pra onde estavam indo. Houve relatos, que foram gravados, de secundaristas que nem sequer sabiam o que estavam fazendo lá e nem sequer sabiam que havia estudantes que eram contra o reuni. Outros secundaristas receberam a importância de 10 reais pra fazer a baderna. Alguns chegaram visivelmente BÊBADOS, porque pegaram o dinheiro e compraram bebidas alcóolicas!

Para que haja uma sessão do CONSUN é preciso que ela seja convocada com pelo menos 72h de antecedência, O que não aconteceu. Os Conselheiros que iriam votar nesse projeto rídiculo e malfeito, nem tiveram tempo de apreciar o documento, que diga-se de passagem, estava incompleto! Não é assim que se faz democracia. Eles receberam o documento com 24h de antecedência! Não é assim que se faz democracia. O reitor e sua quadrilha de conselheiros e delinquentes estudantis tentaram de todas as formas barrar a entrada dos universitários na reunião. A professora Cláudia Durans pediu vistas no processo. Mais uma vez os conselheiros impediram a manobra. Indivíduos que ocupam cargos na reitoria agrediram os universitários com socos e pontapés. Membros da UJS, Fesma e Ubes entraram na confusão pra bater e empurrar os universitários!
A Associação dos Professores da Ufma (Apruma) entrou com um recurso pedindo a anulação do processo. “Nós entendemos que o prazo para a reunião do conselho foi desrespeitada”, disse Welbson Vale Madeira, presidente da Apruma.
Para o estudante do curso de História William Washington de Jesus a reunião do Conselho não foi representativa. “Não aceitamos a decisão deste conselho, pois entendemos que ele não é representativo”.
A Confusão da última sexta mostra a quantas anda a política acadêmica desenvolvida e implementada pelo MEC e a maneira como a atual gestão à frente da Universidade trata assuntos de grande relevância para a comunidade acadêmica. é lastimável ver o CCH e o CSSO jogado às traças e os centros da área médica gozando do grosso das verbas federais. É lastimável ver a chance que a universidade perdeu em eleger uma pessoa que conhece os problemas da UFMA por que vive a realidade cotidiana da sala de aula. É lastimável ver entidades estudantis pelegas contrariarem o grito da estudantada. É lastimável ver os secundaristas se meterem nesse assunto da pior forma, sendo cooptados e usados como massa de manobra. Diante do festival de lastimações, o ponto positivo foi a a voz ativa dos estudantes ao repudiarem esse festival grotesco de picaretagem e manobras antidemocráticas. É preciso radicalizar as ações para enfrentar o festival de lastimações que assolam a nossa Universidade.

Nenhum comentário: