quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Dutra vence eleições no PT e lança Bira do Pindaré à sucessão municipal



Extraído do JP:

"O deputado federal Domingos Dutra declarou, na manhã de ontem, em entrevista coletiva à imprensa, que ganhou a eleição para a presidência do Partido dos Trabalhadores, realizada em segundo turno, no domingo passado. Ele informou que, agora reeleito, assumirá o novo mandato com a tarefa de preparar o PT/MA para as eleições municipais de 2008 e de lutar para que o sindicalista Bira do Pindaré, atual membro da Assessoria Especial do governador Jackson Lago (PDT), seja o candidato do partido à prefeitura de São Luís.


Dutra garante que “fatura está liquidada”, mas Washington Luiz diz que não

“Bira tem amplas chances de ser o sucessor do prefeito Tadeu Palácio, da mesma forma que o companheiro Jomar Fernandes tem diante de si a perspectiva de voltar a ser o prefeito de Imperatriz”, afirmou Dutra. Mesmo sem informar os números da apuração oficial, ele garantiu que, com base em resultados de uma apuração paralela, já está eleito para um novo mandato. “Ganhei de novo agora, mas já tomei a decisão de que nunca mais serei candidato à presidência do partido, para poder dar oportunidade às novas lideranças que estão surgindo agora”, declarou Dutra.

Além de preparar o PT para as eleições municipais de 2008, Dutra afirmou que, no novo mandato, cobrirá o período de 2008 a 2009, lutará pelo crescimento do partido. “O nosso objetivo será o de eleger o maior número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores”, assinalou, frisando que também lutará com a tarefa de regionalizar o partido e de aproximar o PT dos governos federal e estadual.

“Somos governo Lula e estamos no governo Jackson Lago”, enfatizou, depois de manifestar agradecimentos ao apoio que recebeu do secretário de Finanças, Augusto Lobato que, no primeiro turno, ficou em terceiro lugar, com 1.120 votos (15,6%). Para o segundo turno, Lobato manifestou apoio a Dutra, que também ganhou o apoio do secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Ferro, e dos secretários adjuntos do Trabalho, Franklin Douglas; da Igualdade Racial, Sílvio Bembém, e da Juventude, Márcio Jardim. A chapa encabeçada por Dutra conquistou o maior número de cargos na Executiva, num total de seis, seguido do sindicalista Washington Luís (cinco). Augusto Lobato e a chapa montada pela deputada estadual Helena Heluy conquistaram dois cargos.

Quando anunciou o apoio à pré-candidatura de Bira do Pindaré, Dutra fez uma análise do cenário político e eleitoral de São Luís, mostrando que nesse quadro o grupo Sarney está fora, por não ter chances. Para ele, a sucessão do prefeito Tadeu Palácio será decidida pelos cincos principais partidos da base de apoio do governador Jackson Lago – PDT, PT, PSB, PSDB e PCdoB. “Se estes partidos se unirem logo, a vitória virá no primeiro turno. Se cada um lançar seu candidato, ainda assim a disputa no segundo turno se dará dentro da própria base do governador”, afirmou Dutra, ressalvando que se o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) for o candidato comum de todos estes partidos, ele será eleito sem muitas dificuldades." Por Manoel Santos Neto

Nenhum comentário: