terça-feira, 1 de setembro de 2009

Nas tetas do Estado

direto do Blog do Eri:www.ericasantoscastro.blogspot.com

O PDT maranhense ficará de novo calado?
O presidente do Senado José Sarney aumenta o seu poder de influência até no PDT. Depois de fazer de Waldez Góes (PDT) o governador do Amapá, derrubando via golpe judicial o ex-governador João Capiberibe (PSB), agora ele investe em Rondônia. Também via golpe judicial o empresário Acir Gugacz, segundo colocado na eleição para o Senado, em 2006, torna-se senador-diplomado pela Justiça Eleitoral e no próximo ano será candidato a governador pelo PDT, com o apoio do Planalto.



O senador Sarney desenvolveu seu modus operandi a partir do Maranhão onde controla o poder Judiciário desde longe. Atualmente a desembargadora Nelma Sarney é a presidente do TRE- Tribunal Regional Eleitoral, o Fórum de São Luís chama-se desembargador Sarney Costa, em homenagem ao seu pai e o Tribunal de Contas do Estado denomina-se Roseana Sarney, em 'liturgia' à sua filha.
No Piauí o senador já fez das suas. Também lá empossou governador, via golpe judiciário, Hugo Napoleão. Recentemente o governador Jackson Lago foi deposto, também via golpe judiciário.
Em Pinheiro, o secretário das Cidades Filuca Mendes que é afilhado e aprendiz do senador Sarney deslocou, nesta semana, uma correção do Tribunal de Contas do Estado para amedrontar o prefeito Zé Arlindo (DEM), que ameaça rompimento político.
Sarney e Lupe: uma relação secreta
O presidente nacional do PDT Carlos Lupi, não brigou pelo governador Jackson Lago. Como ministro do governo Lula poderia ameaçar o rompimento ou pelo menos tentar influenciar o Planalto em não ser tão ostensivo a favor de Sarney. Portanto, não é preciso falar de que lado ele ficou nesse processo.
Ademais, uma fonte do grupo Roseana informou-me que o presidente do PDT Carlos Lupi não admitirá que o partido faça campanha para o candidato do PSDB. Assim sendo, caso Jackson participe do palanque do candidato tucano a presidente haverá intervenção no Diretório Estadual. Mais uma vez o presidente nacional do PDT trabalhará para Sarney.

Nenhum comentário: