quinta-feira, 18 de março de 2010

Sobre a situação da UEMA


UEMA: Fim de romance a farsa
http://araujofrancisco.blogspot.com/2010/03/uema-fim-de-romance-e-farsa.html
Como num doce sonho de verão o sarneysismo histórico da UEMA, de mãos dadas, com o sarneysismo envergonhado da UEMA levaram as lideranças sindicais dessa Universidade a crerem que tudo seria feito e de forma favorável as suas categorias. Os líderes sindicais foram levados ou se deixaram levar?



ATO 1 - Após a saída de Jackson o movimento sindical na UEMA entrou num grande e profundo silêncio. Ninguém dizia nada e o silêncio reinou. Pensei em escrever um texto com o seguinte título: Quem tem medo de salário? Mas como não milito sem trabalhar ou estudar... o final de semestre me tirou tempo e recursos para tal.



Mas, sob as sombras das acácias e sobre os tapetes vermelhos, muito desses senhores, donos da vontade coletiva, andavam com seus padrinhos e tutores por gabinetes e salas palacianas. Faziam o que? Negociando. Nada contra, faz parte. Porém, para muitos, isso estava num grau mais elevado, estavam no céu do regime da “conciliação”. Um êxtase político para alguns! Principalmente para o oportunismo carreirista do Sarneísmo Envergonhado da UEMA!



O Secretário Luciano Moreira recebeu até uma medalhada!



ATO 2 – Aparece, na UEMA, uma tabela de reajuste salarial para os professores com as seguintes promessas em anexo: Lado A – a tabela ia ser implantada imediatamente; Lado B - o PCCS dos servidores da UEMA seria aprovado imediatamente.



Diante dessa “conquista” surgiram diversos autores, padrinhos e influentes que ajudaram na confecção e na articulação junto ao Governo. Cada um reivindicava para si essa vitória. “Eu falei com fulano”, “Eu fui diretamente falar com a...” etc.



Na proposta dois, no seu Lado B estava inserida uma fabulosa e gorda IMPOSIÇÃO: “A TABELA TEM QUE SER ACEITA PELOS PROFESSORES PARA QUE O PCSS DOS SERVIDORES SEJA APROVADO LOGO.”



Os argumentos das lideranças se apoiavam na necessária solidariedade dos professores para com os servidores. Mas pergunto: a solidariedade só podia ser efetivada sob a forma de uma submissão? E sob uma clara coação?



A proposta foi aprovada como um ato de solidariedade aos companheiros servidores. Um verdadeiro sucesso, principalmente para os articuladores Sarneísmo Envergonhado.



Hoje, pela manhã, os portões da UEMA amanheceram fechados. Motivo: O PCSS dos servidores ainda não foi aprovado. O GOVERNO NÃO CUMPRIU A PROMESSA. Enfim, o romance das lideranças com o sarneísmo envergonhado parece estar rompido nesse momento.



ENFIM, NÃO PODE MAIS HAVER DÚVIDAS DE QUE OS DONOS DO PODER ESTÃO DE VOLTA AO TRABALHO, vide o MODUS OPERANDI.

Nenhum comentário: